Flávio Gomes da Silva Lisboa

Bacharel em Ciência da Computação com pós-graduação em Aplicações Corporativas usando Orientação a Objetos e Tecnologia Java pela e mestrando em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. É funcionário do SERPRO, onde trabalha com suporte à linguagem de programação PHP. É autor dos livros: Zend Framework Desenvolvendo em PHP 5 Orientado a Objetos com MVC, Zend Framework Componentes Poderosos para PHP (2ª ed.),Criando Aplicações PHP com Zend e Dojo (2ª ed.) e Orquestrando Aplicações PHP com Symfony usando ORM Doctrine. É Zend PHP Certified Engineer, Zend Framework Certified Engineer, Zend Framework 2 Certified Architect. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Livre. Sua especialidade é arquitetura de software. Atualmente faz pesquisa em Economia Solidária e Tecnologia Social.

Voltar

Título


Criando aplicações PHP MVC/MVVM com Zend Framework 3

Descrição

Este curso tornará o aluno apto a escrever aplicações PHP sobre as quais tenha controle da complexidade e com delegação de tarefas que não estejam relacionadas com o negócio de seu cliente para componentes especializados. Além de aprender a utilizar um framework, que consiste na implementação de padrões de projeto, o aluno trabalhará com um ambiente integrado de desenvolvimento e terá noções de desenvolvimento com controle de versão. Inicialmente o aluno conhecerá as principais funcionalidades do Zend Eclipse PHP. Em seguida ele aprenderá como funciona a configuração de programas externos no Eclipse, que permite a integração com qualquer programa que possa ser executado via terminal. Na sequência ele verá como se dá a criação e configuração de projeto PHP no Eclipse e a criação de projeto PHP a partir do esqueleto de aplicação do Zend Framework. Na segunda parte, o aluno aprenderá a criar e configurar módulos e nesta etapa aprenderá os conceitos de modularidade e configuração implementados pelo Zend Framework. Em seguida ele verá como é a criação e configuração de controladores, de visões e layouts. Na terceira parte, o aluno construirá um cadastro realizando persistência em banco de dados relacional. Na quarta parte, o aluno fará de forma orientada outro cadastro, que tenha relacionamento com o primeiro. Ao final do curso, o aluno terá não somente o código-fonte de uma aplicação funcional, que compreende os fundamentos da maioria das aplicações web, como terá as diversas versões com as etapas da construção, que poderá consultar para rever os passos dados.

Tópicos do Curso


Apresentação do Zend Eclipse PHP; Configuração de programas externos no Eclipse; Criação e configuração de projeto PHP no Eclipse; Criação de projeto PHP a partir do esqueleto de aplicação do Zend Framework; Criação e configuração de módulos; Criação e configuração de controladores; Criação e configuração de visões; Criação e configuração de layouts; Mapeamento Objeto-Relacional com Zend\Db.

Ao concluir esse curso ou minicurso o participante estará apto

Iniciar a construção de projetos de aplicações web com alto potencial de reutilização e com facilidade de manutenção; Avaliar a possibilidade de evoluir e melhorar sistemas existentes.

Pré-requistos


Conhecimento da linguagem de programação PHP e de programação orientada a objetos