Júlio de Lima

Especialista em teste de software com ênfase em automação de testes de software, possui formação em Tecnologia da Informação e certificações internacionais (CTFL e CTAL-TM pelo ISTQB) e nacional (CBTS pela ALATS) relacionada a testes de software além de ser certificado na ferramenta SoapUI Pro pela SmartBear Software. Atualmente é consultor de automação de testes e instrutor na Qualister. É professor convidado em cursos de pós-graduação em universidades do Paraná e Santa Catarina. Palestrante em eventos como PHPConference, Trilha PHP do The Developers Conference, É dia de Java, Brateste, Engetec, TestTalk e outros.

Voltar

Título


Criando Mocks com Phophecy

Descrição

Se você automatiza testes de unidade, com certeza já entendeu que precisar criar Mocks para simular o funcionamento que classes externas. Nesta palestra, vou introduzir conceitos sobre testes de unidade para que todos possam entender como cria-los e quais são os princípios básicos desta atividade. Em seguida, falarei sobre o que são Mocks e a importância deles. Por fim, veremos, na prática, como utilizar o Prophecy para criar Mocks e conhecer suas principais funcionalidades.

Nível


intermediario

Pré-requistos


Conhecer PHP Orientado a Objetos

Tags


mocks, php, phpunit, prophecy, testes de unidade

Referências


1) https://packagist.org/packages/phpspec/prophecy 2) https://github.com/phpspec/prophecy 3) https://phpunit.de 4) http://martinfowler.com/bliki/UnitTest.html 5) http://www.qualister.com.br/blog/php-testing-parte-1-testes-de-unidade-com-phpunit